RODRIGO

Blog Rasecenemys 1 WordPress.com

Terremoto no Brasil em Montes Claros


O Brasil realmente está em cima da Placa Tectônica Sul-Americana, ou seja, não estamos nos limites das Placas tectônicas onde são zonas de instabilidade devido á convergência, divergência ou transcorrência das placas, onde são gerados Terremotos e vulcanismo.

Mas lembrando que a energia dos terremotos são ondas sísmicas que se propagam nos diversos materiais, principalmente nas rochas. Então a causa da MAIORIA dos terremotos em áreas que deveriam ser “estáveis” estão diretamente ligadas a estas ondas que se propagam de uma região de limites de placas, percorrendo até milhares de Km dependendo da sua magnitude, até regiões tectonicamente estáveis como é o caso do Brasil.
Quando estas ondas encontram uma zona fraturada, caso das falhas, elas podem provocar uma acomodação das rochas em profundidade para alcançar uma nova posição de equilíbrio, gerando assim os tremores.
Imagem
Aì uma pergunta:
E como há falhas no Brasil sendo que estamos em uma zona tectónica estável?

Existem várias maneiras de se formar falhas. Quando há cerca de 130 milhões de anos a Africa se separou do Brasil, houve gerações de falhas.
Quando há transgressão marinha (dilúvios), sedimentação de bacias ou até mesmo movimentação das placas tectônicas ocorre um rebote isostático que nada mais é que a estabilização da litosfera e assim há a geração de falhas nos continentes. 
Lembrando que o Brasil já foi uma região tectonicamente ativa, logo possui rochas com falhas decorrentes da atividade vulcânica desta época também.

Em Montes Claros ocorre uma falha ativa, que são falhas provocadas pela extensão de energia de um terremoto. Sendo que ao receber novas ondas de outros terremotos há a movimentação da falha para acomodação e posterior estabilidade das rochas.

Às vezes as falhas recebem energia de terremotos e acumulam estas sem a acomodação, até certo momento onde não há mais equilíbrio então há a acomodação causando esses tremores aleatórios.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: